Mulheres optam por tratamentos estéticos cada vez mais cedo

Mesmo para quem segue uma rotina de cuidados com a pele do rosto, em algum momento os sinais da idade começam a aparecer. Isso é inevitável e acaba se tornando um pesadelo para as pessoas mais vaidosas. 

Sorocaba, SP


Quem procura tratamentos estéticos desde cedo tende a chegar a terceira idade com menos sinais de envelhecimento da pele, postergando a necessidade de tratamentos mais radicais como a cirurgia facial.

Geralmente aos 25 anos a pele começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, como linhas de expressão. O tratamento mais indicado para as linhas de expressão é a toxina botulínica.

Em outros casos a procura é pela melhora de qualidade da pele, manchas, ou alguma “imperfeição ” na face ou corpo.

“Está cada vez mais comum recebermos pacientes na faixa etária dos 25-30 anos querendo realizar tratamentos estéticos faciais para prevenção de um envelhecimento precoce ” comenta Dra Lilian Braga, dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Segundo a Dra Lilian, a toxina botulínica é capaz de evitar que as rugas dinâmicas se transformem em rugas estáticas (definitivas), evitando as marcas e rugas ao longo da vida, adiando a cirurgia plástica. É preciso no entanto saber se há a real indicação para a realização do procedimento. Muitas vezes, a motivação vem por conta de influência de colegas , ou por conta de insegurança gerada por baixa da autoestima e da autoaceitação.

O fenômeno da globalização modificou bastante os objetivos e expectativas dos adolescentes de todas as camadas sociais, já que o pleno acesso às mais variadas informações e a grande influência dos meios de comunicação criaram novos modelos e modismos em curtos períodos de tempo. Os conceitos de autoestima e autoimagem são extremamente importantes na adolescência, na qual a aceitação grupal e o convívio social são pontos fundamentais para o desenvolvimento da maturidade e da independência.

Entre as características psicológicas da chamada síndrome normal da adolescência encontramos a atemporalidade, configurada pelo imediatismo de ações e um imaginário exageradamente fantasioso, características essas que podem ser erroneamente manuseadas pelos diversos profissionais que lidam com essa faixa etária.

Muitas vezes, decisões impulsivas e impensadas de correções estéticas podem induzir a sérios problemas psicológicos futuros, fundamentalmente por não terem atingido suas expectativas imaginárias.

Por esse motivo é muito importante que o jovem exponha suas dúvidas e inseguranças ao médico dermatologista ou cirurgião plástico e juntos eles decidam qual o tratamento ideal naquele momento.

Instituto Braga Cirurgia Plástica e Dermatologista Sorocaba

Website: https://www.institutobraga.com.br

Comments are closed.